Projeto Educativo Florescer

Projeto Educativo

Um Colégio pelo Sucesso e Felicidade das Crianças

Ao longo de mais de 50 anos de existência, o Colégio deixou a sua marca humanista em milhares de alunos que por ele passaram, foi visitado por ministros da educação e tem tido uma forte visibilidade mediática devido ao impato dos seus projetos inovadores: Educar para o Otimismo, Educar para a Felicidade, Aprender a Vencer e Florescer.

O que nos move é a paixão: a paixão de ensinar o que de mais relevante existe para aprender na vida, de acordar as mentes dos nossos pequenos gigantes para a maravilhosa oportunidade de viver neste tempo de mudança. E para desfrutar desta viagem há que conhecer o mapa do caminho com os seus códigos e regras.

Para nós a primeira será sempre: “Acredita em ti” e todas as outras estão relacionadas com Otimismo, Esperança, Solidariedade, Respeito (pela natureza, pelos outros, por si próprio), Amor, Conhecimento, Desenvolvimento pessoal, Determinação, Autonomia e Ação. Ação, Ação, Ação, é o lema desta escola de pequenos realizadores.

Colégio referenciado em

Distinção de "Práticas de Excelência" pelo 1º Congresso Internacional de Psicologia Positiva

Em 2004, o Colégio Sá de Miranda dava os seus primeiros passos na integração sistemática da Psicologia Positiva na educação dos seus alunos. Tudo começou com o projeto educativo "Educar para o Otimismo", uma proposta educativa ousada mas que fazia todo o sentido, dada a conjuntura socioeconómica vigente e a educação de então, focada essencialmente nas dificuldades e negligenciando o desenvolvimento das competências facilitadoras do bem-estar e da felicidade.

Esta abordagem positiva surgiu, assim, como uma lufada de ar fresco no panorama da educação e os seus benefícios depressa se fizeram sentir, facilitando o acolhimento e apoio do novo projeto por toda a comunidade escolar. Mas o sucesso não ficou por aí e, pouco tempo depois do seu arranque, o projeto já chamava a atenção dos media e até de grupos de investigação interessandos em conhecer a estrutura e os resultados do nosso programa.

Em 2010, o Colégio Sá de Miranda foi novamente alvo das melhores atenções, ao ser convidado a apresentar o seu projeto educativo no 1º Congresso Internacional de Psicologia Positiva realizado em Portugal. Nesse âmbito, recebeu, da parte do comité científico do congresso, o reconhecimento pelas suas "Práticas de Excelência".

Um projeto educativo para os novos tempos


Presenciamos tempos de grandes mudanças e é fundamental que o ensino seja capaz de preparar as crianças de hoje para o futuro que as irá acolher. Estas crianças serão os motores da civilização nas próximas décadas e a sua atitude positiva na direção dos grandes objetivos da humanidade, norteada por valores nobres e inspiradores, é a única garantia de que nos espera o melhor e nos mantém otimistas.

O projeto “ Educar para o Otimismo” foi a cara da nossa escola durante os últimos anos. Foi um sucesso em todas as frentes: teve uma aceitação mediática fora do comum, aparecendo em quase todas as televisões, foi retratado em revistas e jornais tão importantes como a Visão e o Expresso, teve uma participação excecional dos pais e um enorme impato na comunidade escolar: redução dos conflitos, valorização da comunicação positiva, mudança de atitudes e comportamentos face às dificuldades e motivação de todos os atores educacionais.  

Sempre no sentido de otimizar o nosso projeto, estendemos a nossa intervenção ao desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso e felicidade das nossas crianças neste mundo em transformação. Esse trabalho resultou na criação do projeto Florescer.

O projeto Florescer é muito mais do que um simples mote para uma educação mais positiva. Trata-se da materialização de uma nova abordagem à educação, dentro e fora da sala de aula. Por isso, este projeto contempla um conjunto de iniciativas estrategicamente desenhadas para promover o autoconhecimento das crianças e ajudá-las a desenvolver as competências necessárias para alcançarem uma felicidade e sucesso escolar consistentes e sustentáveis. Otimismo, persistência, autoconfiança, empatia, criatividade e gratidão são algumas das competências trabalhadas.

Através do projeto Florescer, o Colégio Sá de Miranda pretende reforçar o seu trabalho ao nível da educação positiva e expandir o seu impacto positivo na sociedade, ajudando os seus alunos a tornarem-se na melhor versão deles próprios, isto é, ajudando-os a florescer.

Destaque para o Projeto Florescer no III Congresso de Psicologia Positiva 


Algumas Reportagens

Testemunhos

Darla

“O Colégio Sá de Miranda é a 2ª casa dos meus filhos. Estão a desenvolver-se e a aprender imenso neste ambiente acolhedor onde todos se conhecem pelo nome! Aqui dão muito valor ao conhecimento, à alegria e bem estar de todos. É uma escola feliz!”

Sílvia, Mãe do João e Pedro Özkaplan

Rose

"Apesar de frequentar o colégio há menos de 1 ano, o Vasco é um menino totalmente integrado que adora os seus colegas e todos os que ali trabalham. O colégio incute um espírito de autonomia e entreajuda entre os vários níveis de ensino e isso reflete-se na autoestima das crianças."

Pais do Vasco Curado

Darla

“O Colégio Sá de Miranda é a 2ª casa dos meus filhos. Estão a desenvolver-se e a aprender imenso neste ambiente acolhedor onde todos se conhecem pelo nome! Aqui dão muito valor ao conhecimento, à alegria e bem estar de todos. É uma escola feliz!”

Sílvia, Mãe do João e Pedro Özkaplan

Rose

"Apesar de frequentar o colégio há menos de 1 ano, o Vasco é um menino totalmente integrado que adora os seus colegas e todos os que ali trabalham. O colégio incute um espírito de autonomia e entreajuda entre os vários níveis de ensino e isso reflete-se na autoestima das crianças."

Pais do Vasco Curado

Gostou daquilo que leu? Partilhe com os seus contactos!

Faça já a sua inscrição!

Pretende que o seu educando se desenvolva num ambiente familiar que promova o seu florescimento pleno? Garanta já uma vaga para o ano letivo 2018/2019.

Receba as melhores dicas para promover o sucesso e a felicidade dos seus filhos

Ajude os seus filhos a desenvolverem as suas forças de carácter através da Educação Positiva. Subscreva a nossa newsletter para receber as dicas dos nossos especialistas.

AGENDE JÁ UMA VISITA AO NOSSO COLÉGIO

  •  Nunca partilharemos os seus dados com terceiros e prometemos mantê-los sempre em segurança. Ao submeter este formulário, declara que aceita receber comunicações relacionadas com o agendamento da sua visita. Para mais detalhes sobre como os seus dados são usados e armazenados, consulte a nossa política de privacidade.

©2018 Colégio Sá de Miranda. Todos os direitos reservados.