O Colégio Sá de Miranda é uma escola cujo fim último é tornar possível a realização plena, como seres humanos de potencial ilimitado, de todos os atores envolvidos neste projeto.

Queremos que se respire felicidade e motivação em cada pequeno ou grande espaço e para isso as pessoas que aqui trabalham são selecionadas criteriosamente não só pelas competências técnicas mas também pelo “tamanho do seu coração”.

Ao longo de 50 anos de existência o Colégio deixou a sua marca humanista em milhares de alunos que por ele passaram, foi visitado por ministros da educação e tem tido uma forte visibilidade mediática devido ao impato dos seus projetos inovadores: Educar para o Otimismo, Educar para a Felicidade e Aprender a Vencer.
O que nos move é a paixão: a paixão de ensinar o que de mais relevante existe para aprender na vida, de acordar as mentes dos nossos pequenos gigantes para a maravilhosa oportunidade de viver neste tempo de mudança. E para desfrutar desta viagem há que conhecer o mapa do caminho com os seus códigos e regras. Para nós a primeira será sempre: “Acredita em ti” e todas as outras estão relacionadas com Otimismo, Esperança, Solidariedade, Respeito (pela natureza, pelos outros, por si próprio), Amor, Conhecimento, Desenvolvimento pessoal, Determinação, Autonomia e Ação. Ação, Ação, Ação, é o lema desta escola de pequenos realizadores.